Morro dá voz às ladeiras

29 maio

Para muitos, o Morro da Conceição remete quase que instantaneamente às procissões fecundadas pelo catolicismo. Tudo bem, é até comum nos depararmos com essa cena durante a festa da Nossa Senhora da Conceição, que acontece categoricamente no final de todo ano, mas daí acreditar que no morro só sobe gente em dia de reza é outra história. A imagem que os sambistas tentam romantizar por aquelas “bandas” é que existe sim um público que está além de uma era, e não mais aquém dos compositores( sambistas) brasileiros.

É que a partir dos versos de Clara Nunes que a cantora Karynna Spinelli dramatiza tantos olhares e atraem um público inestimável. Um dos exemplos foi a sua apresentação, no último domingo (27), que o público compareceu em quase duas mil pessoas. A consolidação do Clube de Samba, aquele que ainda pouco começara no bar de Dona Geralda, é a maneira de perceber que Morro vem ganhando tons mais líricos a partir das rodas de samba e toadas do candomblé. O coração da cidade agora deixa bracejar a presença marcante de violas e violões somados aos Ilús, Djembês, Agogôs e Congâs, mostrando que a cultura africana está cada vez mais perto dos batuques tradicionais pernambucanos, como o frevo e o maracatu.

A aproximação dos ritmos está deixando de fato uma movimentação quase que insolúvel pelas tantas ruas e pelas subidas do morro. Nessa consagração, os cânticos ganham vazão, e ao mesmo tempo miscigenação da cultura pernambucana. Já não mais se segrega os continentes. Tudo está num mote . As múltiplas linguagens dão à música pernambucana o lançar voo à terras produtivas e quem sabe lucrativas da indústria cultural.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: